quinta-feira, 1 de março de 2012

Primeira Reaplicação Escolar - Palmas




A primeira Reaplicação Escolar do Restelinha aconteceu em Palmas, Tocantins. As ideias estavam claras e as funções de cada um bem definidas, mas a experiência era nova e tudo poderia acontecer.
Assim, os alunos Danilo Brian e Rodrigo Maranha foram convidados, o primeiro para ser o reaplicador e o segundo para ajudar com a monitoria.

O tema da vez foi a Construção de Steadycam. Material simples, construído com cano PVC, porém muito importante para a garantida de boa qualidade da captura de vídeos feitos com câmeras fotográficas.
A segunda etapa era encontrar um professor que abraçasse a causa e colaborasse com a reaplicação, então a professora Rosângela Lopes, responsável pela Literatura no Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, aceitou a proposta sem pensar duas vezes e entrou para o time.
No decorrer do planejamento da atividade, tivemos duas reuniões com a Rosângela, todas muito bem aproveitadas e cheias de ideias. Foi então que o tema Barroco Brasileiro surgiu para completar o que faltava, servindo como ponte entre a temática que seria reaplicada e as aulas de Literatura.
A turma era grande! No total, eram 27 alunos, todos do primeiro ano. Para que tudo corresse bem, dividimos as atividades em 3 dias. Infelizmente, a aula de Literatura acontecia uma vez na semana, então era previsto que a reaplicação durasse 3 semanas, mas aconteceu um conselho de classe no dia da última aula que fez com que se estendesse por mais uma semana.

Esse caso prejudicou bastante o desempenho dos alunos, pois ficamos com duas semanas de pausa. Então, quando retornamos a Escola para finalizar os trabalhos, todos haviam esquecido o roteiro e não estavam com o mesmo interesse.
Para entender melhor como foi realizada a primeira Reaplicação Escolar em Palmas, disponho abaixo o planejamento.


3 comentários:

  1. Olá, meu nome é Ana Alice, e apesar de não ter entendido do que que se tratava o trabalho com a descrição feita, através de pesquisa pude copreender, achei legal o trabalho, e poderia ser feito ate investimentos em cima disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Alice, que bom que ao final conseguiu enteder nosso projeto! Vamos pensar em como deixar mais clara nossa proposta.Você mora em Palmas?

      Excluir
  2. Olá Leila,moro em Anápolis e sou estudante do curso de pedagogia, primeiro período da ueg, não entendi direito o que se tratava de inicio porque não sabia o significado de steadycan, talvez algum esclarecimento ou tradução da palavra já seria suficiente para dar mais clareza para quem procura o site.Obrigada pela resposta. Abraços

    ResponderExcluir